20070323

Bíblias nos quartos de hotel

Não percebo esta história das bíblias nos quartos de hotel, sendo Portugal um país laico. Há ainda um pormenor curioso: na maioria das vezes nem sequer é a bíblia completa, trata-se apenas do Novo Testamento. Já que não colocam o Alcorão ou a Tora, ao menos colocavam também o Antigo Testamento, sempre era mais democrático.

Se tivesse o Antigo Testamento, talvez eu desse uma vista de olhos, aquilo está cheio de guerras, sangue e cataclismos. Agora o Novo Testamento é só paz e amor, não gosto muito. Se calhar é porque não gosto de histórias em que o artista morre ao fim. Eu sei que ele depois ressuscita e diz algo do género “I´ll be back”, mas, passados 2000 anos, ainda estamos à espera da sequela.

Ainda se fosse nos Estados Unidos, podíamos sempre argumentar a tese da conspiração e dizer que as bíblias estavam lá porque continham microfones secretos para nos espiar. Só a hipótese de as bíblias poderem conter microfones no seu interior já revela uma verdade universal: ninguém lê uma bíblia num quarto de hotel. Se o pessoal já leva toalhas, sabonetes e champôs para casa, imaginem o que era depararem com um Sony no interior da bíblia…

Já estou a imaginar a lógica da coisa: Portugal é um país maioritariamente católico e é simultaneamente muito religioso e muito esquecido. Quer ler e rezar sobre a bíblia todas as noites, mas sempre que vai de viagem esquece-se de a pôr na mala. Estou-me a lembrar de muitos artigos que às vezes me esqueço de pôr na mala, mas nunca me esqueci da bíblia.

A única explicação é que se trata de uma conspiração de Paços de Ferreira: as bíblias já vêm com os móveis quando os hotéis são construídos. Quando alguém repara já é tarde. Mesmo eu, um ateu convicto, teria relutância em atirar o livro sagrado para o caixote do lixo. Por isso lá fica, faz parte (literalmente) da mobília.

2 comentários:

LA disse...

Também encontro bíblias aqui pelos hotéis ingleses, e os gajos são uns javardos, muito mais ateus do que nós. Também nunca percebi essa cena!

infinito disse...

há quem fume um cigarro, há quem leia a bíblia