20061214

O Poder Local e a identidade nacional

Na segunda-feira discutiu-se nos prós e contras o estado actual da nossa capital. Para além do costumeiro lavar de roupa suja, dos rancores de estimação, vinganças pessoais e auto elogios, pouco se concluiu. O sentimento final que fiquei foi que os lisboetas estão entregues aos bichos. E quando a capital está entregue aos bichos, o resto do país há muito que está fossilizado.

De interessante mesmo, só a intervenção do João Miranda quando pôs o dedo na ferida ao falar da “singularidade do sistema autárquico português” que põe governo e oposição a comer da mesma gamela. Mais interessante ainda foi a reacção de todos os vereadores, do Bloco de Esquerda ao CDS a defender o modelo vigente e das suas virtudes. Aliás, Sá Fernandes salientou (várias vezes) que ele e a “sua equipa”, graças a este modelo já fizeram 3.456 (ou eram mais?) “propostas estruturantes” para salvar Lisboa.

Aliás este sistema é tão bom que devia ser exportado para o país. Ao Sócrates, em vez de levar com a oposição, com o Marques Mendes, o Louçã, o Jerónimo e, quando a agenda o permite, o Ribeiro e Castro, bastava distribuir-lhes uns ministérios. Já estou a ver: o Mendes na Economia, o Louçã na Saúde, o Jerónimo na Segurança Social e o Ribeiro nos Negócios Estrangeiros. Tínhamos um verdadeiro cozido com todos, algo de genuinamente português.

Assim temos o Portugal do oito e do oitenta. Sempre que muda o Governo, começa-se o país de novo como se o que foi feito anteriormente fosse tudo lixo. No poder local nada muda: muitos dos últimos eleitores dos presidentes das câmaras actuais nem sequer tinham nascido quando estes foram eleitos pela primeira vez.

O argumento muitas vezes utilizado é que o poder local tem sido um sustentáculo da identidade portuguesa. Mas que raio de identidade existe nos portugueses? Um algarvio de Monchique tem tanto a ver com o galo de Barcelos como um maori com uma rena da Lapónia. Por muito que me custe dizer isto, há muito mais de “identidade” lusitana no Eusébio e na Amália (e não estou a falar das lontras do oceanário) que nas obras do Saramago ou nos discursos do Cavaco. Acho mesmo que devíamos adoptar o Eusébio e a Amália como símbolos nacionais – agora estou a falar das lontras. Querem algo mais português que um casal de lontras a ser visitado por turistas e alimentado pelo Orçamento de Estado?

Sem comentários: